O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar estará a consentir com a política de cookies.

Truques e Dicas

Como usar cor no quarto de criança

O vermelho é uma cor estimulante e, quando usado com moderação, pode contribuir para aumentar a capacidade de concentração da criança. Contudo, demasiada exposição ao vermelho pode desencadear tendência para a agressão em algumas crianças, sobretudo nas mais novas. Deve ser usado para destacar uma parede e não para cobrir toda uma divisão.

O laranja é uma cor alegre normalmente associada à comunicação e socialização. Utilizado num quarto de criança confere-lhe características como confiança e extroversão. Como com qualquer cor quente, demasiado laranja pode ser excessivamente estimulante e acabar por ter o efeito oposto. Se pode trazer à tona o lado tagarela de uma criança tímida, demasiado cor-de-laranja também pode torná-la irritável. Tal como o vermelho, é uma cor que deve ser usada com moderação e pode ser combinada com tons suaves de verde, lavanda ou uma cor neutra.

O amarelo é a cor do otimismo. Alguns estudos demonstram que crianças que trabalham ou aprendem em quartos amarelos beneficiam de uma maior concentração e têm melhor memória. Pela luminosidade que transmite é provável que, se tiver uma criança que tende a lutar contra a hora de dormir, ou a acordar cedo, o amarelo irá provavelmente agravar esse problema. Para equilibrar a cor, funciona bem conjugado com o cinza, azul ou verde.

O rosa é uma cor calmante e encoraja sentimentos de empatia e carinho. Pode levar as crianças a comportarem-se de forma mais carinhosa e atenciosa, talvez porque está associado a uma sensação “maternal”. Contudo, de acordo com os especialistas na matéria, demasiada exposição ao rosa pode ser irritante, causar dores de cabeça, ou mesmo sentimentos de nervosismo. Mais uma vez a regra é não abusar!

O castanho é um tom clássico e terroso que pode ajudar as crianças a sentirem-se mais estáveis no seu ambiente. O castanho também funciona como um bom fundo sobre o qual pode aplicar outras cores mais vivas. Demasiado castanho pode escurecer uma divisão e fazer com que o espaço pareça mais pequeno e até claustrofóbico. Se tiver uma criança mal-humorada, não é aconselhável rodeá-la de castanho.

O verde é uma cor calmante que traz a frescura da natureza e as brincadeiras ao ar livre para o quarto. Muitas escolas usam verde nas salas de aula pois está comprovado que este tom aumenta a capacidade de leitura e a compreensão da mesma. Se o seu filho fizer a maioria dos trabalhos de casa no quarto, o verde pode ser uma excelente escolha.

O azul é uma cor calmante e tranquilizadora, é frequentemente sugerido como cor de quarto para crianças especialmente propensas a birras. Mas atenção que demasiado azul pode exagerar o efeito calmante e acabar por ter um efeito deprimente. Para o equilibrar use um pouco de amarelo ou vermelho.

O roxo é uma cor que inspira reflexão, sensibilidade e espiritualidade. Adicionar roxo ao quarto de uma criança pode ajudar a abrandar o seu ritmo agitado.

O cinzento pode ser muito marcante quando usado como cor de destaque, podendo até conduzir a sentimentos de solidão. Se quiser incorporar este tom no quarto dos mais pequenos, é melhor fazê-lo com moderação e conjugando-o com outros tons mais vivos como amarelo, turquesa ou magenta.